Visitar o Parque Vila Velha
O que é
O Parque Vila Velha, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, é uma opção de lazer e diversão para quem deseja contemplar a natureza, aproveitar atrações de lazer e aventura e conhecer os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. O local tem quase quatro mil hectares e conserva fragmentos da mata de Araucária e vegetação de Campos Nativos. Muitas espécies ameaçadas de extinção já foram vistas no Parque, como o lobo-guará, o bugio-ruivo, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica. Também já foram encontradas aves como a águia-cinzenta, o papagaio-de-peito-roxo, o galito, o caminheiro-grande e a noivinha-de-rabo-preto.
Vila Velha é o primeiro parque concedido pelo Governo do Paraná à gestão da iniciativa privada. O contrato de concessão foi assinado em fevereiro de 2020 e a empresa responsável pela gestão é a Soul Vila Velha, do grupo Soul Parques.
Quem pode visitar
Cidadão.
Como visitar
- os ingressos podem ser comprados antecipadamente no site da empresa que administra o Parque ou no momento da visitação, na bilheteria;
- grupos com 15 pessoas ou mais precisam agendar a visita.
O Parque Vila Velha fica na BR-376, km 515, Jardim Vila Velha, em Ponta Grossa.
Horário de visitação
O Parque Vila Velha abre todos os dias, exceto às terças-feiras. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
A bilheteria funciona somente até às 15h.
Para conhecer todos os atrativos naturais e aproveitar as atrações de aventura, a recomendação é para que você chegue até às 13h.
O que diz a lei
O Parque foi criado pela Lei Estadual nº 1.292, de 12 de outubro de 1953, e pelo Decreto Estadual nº 5.767, de 05 de junho de 2002.
A concessão e exploração de uso de 64 parques estaduais e unidades de conservação estão previstas na Lei nº 19913, de 30 de agosto de 2019.
Forma de atendimento:
Diferentes meios