Grupo Institucional de Apoio - GIA

A instância tática de coordenação é constituída pela SGDES encarregada da coordenação técnica e implementação do POLIS, no que se refere às informações de monitoramento e acompanhamento do Programa.

É responsável por estruturar o Grupo Institucional de Apoio (GIA) e gerenciar o fluxo de comunicação dessa rede institucional, organizando os Grupos de Trabalho (GT), bem como estabelecendo estratégias para a promoção da participação da quádrupla hélice (governo, setor privado, academia e sociedade civil organizada) na implantação dos ODS nos municípios, contribuindo para a disseminação de informações estratégicas a todas as instâncias de governança do Programa.

I – instâncias locais: representadas pela participação do poder público municipal, instituições representativas, empresas e universidades, com a finalidade de contribuir para a operacionalização das ações de municipalização dos ODS.

A instância operacional será exercida pelo Grupo Institucional de Apoio (GIA), composta por instituições de natureza pública ou de caráter privado, instituições representativas, empresas e universidades que poderão contribuir para a execução da estratégia do Programa nos municípios, por meio dos três grupos de trabalho, quais sejam: diagnóstico, planejamento e execução.

O grupo de trabalho de diagnóstico será composto por entidades que tenham prerrogativa que permitam o diagnóstico da situação atual dos municípios, pontos fortes e necessidades de melhoria, a fim de contribuir com a disponibilização de informações estratégicas, que subsidiem o processo de implantação dos ODS no planejamento dos municípios paranaenses.

O grupo de trabalho de planejamento será composto por entidades que tenham condições de disponibilizar ferramentas, bem como apoio na realização de oficinas de planejamento que permitam estabelecer prioridades e organizar a construção dos planos de ação municipais.

O grupo de trabalho de execução será composto por entidades que apresentem iniciativas (ações, programas ou projetos) aderentes aos ODS e, portanto, contribuam para a viabilização dos recursos técnicos, financeiros e econômicos para a realização dos planos de ação necessários para alcançar as metas estabelecidas.

A governança estadual do POLIS é fundamentada no GIA que tem como atribuições a responsabilidade de manter atualizado o portfólio de iniciativas que podem colaborar para a execução de ações voltadas à promoção dos ODS, informando sobre oportunidades de captação de recursos e potenciais parcerias para os municípios do Paraná, além de contribuir para a divulgação do Programa.

O GIA, responsável pela Governança Estadual, apoiará os planos de ação municipais e contribuirá para a melhoria da metodologia do POLIS e de seus resultados, conforme atribuições supracitadas na instância operacional.

Entidades Membros:

Em breve