Comitiva paranaense que está no Egito participa do primeiro dia de eventos do WUF12 06/11/2024 - 11:50
Fórum Urbano Mundial acontece até sexta-feira (8). Evento é oportunidade única de mostrar o que o Estado tem realizado em projetos e ações ligadas aos ODS.
Na segunda-feira (4), foi o primeiro dia de eventos do maior encontro global sobre sustentabilidade urbana, na cidade do Cairo (Egito), o Paraná teve a oportunidade de trocar experiências com diversos atores sociais ligados ao tema dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), durante o Fórum Urbano Mundial (WUF12).
A abertura contou com a presença do presidente da República Arábica do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, que comemorou a oportunidade do encontro acontecer no Cairo. “O Egito é a capital de todas as civilizações, para nós é uma honra e um orgulho receber todo o mundo que está, neste momento, discutindo soluções para a crise mundial de moradias, dentre outras pautas igualmente importantes para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Outras autoridades do mundo árabe também estavam presentes, como o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, o presidente do Conselho de Liderança Presidencial da República do Iêmen, Rashad al-Alimi, o presidente da República do Sudão Abdel Fattah al-Bur han, dentre outras autoridades, acompanharam a abertura com discursos alinhados aos objetivos na busca por soluções para as questões urbanas e de moradia.
Com o lema deste ano “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, as autoridades presentes explanaram brevemente suas experiências locais, bem como suas expectativas para a construção de soluções durante a semana.
A presidente da ONU Habitat, Ana Cláudia Marinheiro Centeno Rossbach, declarou que a crise mundial da habitação, que afeta quase 3 bilhões de pessoas, é uma preocupação fundamental. “Transformar os aglomerados populacionais informais e resolver o problema dos desabrigados é uma necessidade. Para tal, temos de trabalhar em conjunto e o WUF12 é a plataforma perfeita para aumentar a escala e criar parcerias e coligações que produzam impacto. É a maior aliança de apoio para uma mudança transformadora, sendo necessária para ultrapassar a crise mundial da habitação e fornecer contribuições urbanas para as principais crises que enfrentamos, como a climática, a dos conflitos e a da pobreza."
TROCA DE EXPERIÊNCIAS - Para a Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Keli Guimarães, que na ocasião representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Fórum Urbano Mundial é a principal plataforma para que os governos locais acessem o que o sistema internacional tem a oferecer. “O que ouvimos das autoridades que abriram o evento só reforça que o estado do Paraná está no caminho certo. Eles enfatizaram que as prioridades mundiais, como desastres naturais, desigualdade, educação e saúde, dependem única e exclusivamente de uma ação coordenada”, explicou.
“Foi evidenciado também que sem as ações dos estados e das cidades, nenhum país do mundo terá condições de atingir os objetivos da ONU”, acrescentou. Keli Guimarães destacou ainda que o Paraná está agindo em prol de um estado digno para a sua população, pensando no Brasil na totalidade. “Nosso governador Ratinho Júnior está sempre inovando em sua gestão e isso é um orgulho para as famílias, jovens, idosos e mulheres”, complementou Keli Guimarães.
Luciana Carla da Silva, diretora de Gestão Técnica da Casa Civil falou que a abertura do Fórum Mundial Urbano foi inspiradora e reuniu diversos líderes que têm um objetivo comum que é repensar e planejar o futuro das cidades. “As falas enfatizaram a importância desse desenvolvimento urbano ser sustentável, inclusivo e resiliente. Então esse evento é uma oportunidade única para discutirmos soluções e já na abertura ficou evidente o compromisso de todos em transformar ideias em ações”.
WUF12 - A conferência retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia, em 2002. O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades.
O Fórum Urbano Mundial vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos. As sessões são realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e tem transmissão online gratuita.
COMITIVA PARANAENSE - Fazem parte da comitiva do Paraná que está no Egito para o WUF12, Vinicius Greco Pazza, Diretor de Gabinete da Presidência do TCE/PR; Adriana Domingos, assessora da Presidência do TCE-PR; Alice Azambuja, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Maria Eduarda Bortoni, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Filipe Braga Farhat, coordenador de Projetos Internacionais da SGDES; Camila Franciele de Oliveira, assessora da SGDES; Maria Paula Gali, secretária-executiva do COINTER; Olivia Orquiza, professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e a diretora de Comunicação Social da Casa Civil, Ana Cláudia Freire.