Governador ressalta parceria entre Estado e construção civil no desenvolvimento do Paraná 17/06/2024 - 15:43

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) participou do 80° Aniversário do SindusconPR, no Auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer (MON).

O evento reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre sócios e dirigentes de empresas associadas, lideranças empresariais de diferentes setores produtivos do Paraná e de outros estados brasileiros. Também estiveram presentes autoridades públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário, de diferentes esferas de governo, além de formadores de opinião e imprensa.

“São oito décadas de atuação em prol do fortalecimento das empresas, contribuindo com o crescimento desta indústria tão vital para o desenvolvimento socioeconômico do País. O setor, que representa 4,2% do PIB do Paraná, emprega aproximadamente 160 mil trabalhadores no Estado, com carteira assinada e todos os benefícios”, destacou Carlos Cade, presidente do SindusconPR.

Durante o evento foi realizado um debate sob o tema “O Papel da Política no Desenvolvimento do País”, que contou com a participação do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior e do Presidente da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção, Renato Correia. A mediação ficou a cargo do jornalista e comentarista político-econômico, Carlos Alberto Sardenberg.

O governador enalteceu o bom momento da construção civil e as contribuições do segmento para a elaboração de políticas públicas na área de infraestrutura, logística e habitação.

“É uma alegria participar de um momento tão importante da construção civil do Paraná, representada pelo SindusconPR. Uma boa parte da base econômica brasileira e paranaense vem da construção civil e as empresas vivem um bom momento no Estado”, disse Ratinho Junior.

O governador Ratinho Júnior citou dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostraram o crescimento de 40,7% em 10 anos no Paraná, o triplo do setor a nível nacional no mesmo período. O setor representa 4,2% do PIB estadual e emprega 123,5 mil pessoas no Estado.

Entre as políticas públicas que visam fomentar ainda mais o setor no Paraná, Ratinho Junior citou programas como o Asfalto Novo Vida Nova, com obras de pavimentação e iluminação pública nos municípios. Até o momento, já foram investidos R$ 846,5 milhões em 221 projetos de pavimentação e 156 de iluminação pública.

De acordo com o presidente do SindusconPR, Carlos Cade, estes investimentos têm um efeito cíclico na economia, já que a indústria da construção tem um efeito multiplicador de empregos e renda. “Cada emprego formal registrado gera outros quatro na cadeia produtiva, uma vez que envolve a compra de materiais de construção, equipamentos e serviços de outros setores, impulsionando a atividade econômica em geral”, disse.

A concessão de subsídios estaduais por meio da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para o custeio da entrada de financiamentos imobiliários da Caixa Econômica facilitou o acesso à casa própria para famílias de menor renda ao mesmo tempo em que ampliou a demanda da construção civil. No total, 63 mil casas foram entregues ou estão em construção e o objetivo é chegar a 100 mil imóveis até 2026.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), Renato Correia, o Casa Fácil Paraná é um modelo para o País na redução do déficit habitacional. “Temos difundido esse bom exemplo do Paraná no resto do Brasil e outros estados já se inspiraram nesse programa, que contou com a colaboração do SindusconPR”, afirmou.

No âmbito da inovação e busca por novos modelos construtivos, envolvendo o ODS 9, em abril deste ano, membros do Governo do Paraná e do SindusconPR integraram uma missão internacional conjunta para a Suécia e Áustria com a finalidade de conhecer estes novos modelos baseados em madeira engenheirada, material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil.

Para a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) a participação neste evento também ressalta a importância da aplicação dos ODS dentro do setor de construção civil, que impactam diretamente o ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), promovendo construções resilientes e inovadoras, além dos outros ODS ligados diretamente ou indiretamente.

A SGDES é responsável pela implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, e tem como foco o apoio no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e estimula em todos os setores a utilização dos ODS para que sejam enraizados nas ações e condutas gerais da sociedade, para que todos tenham consciência do seu papel no desenvolvimento sustentável.

Presenças – Também participaram das comemorações os secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Administração e Previdência, Claudio Stabile; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o presidente da Ferroeste, André Gonçalves; o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Alisson Wandscheer, Fábio Oliveira e Ney Leprevost; o prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira; e os ex-governadores Orlando Pessuti e Mário Pereira.