Paraná conclui participação de destaque no Fórum Urbano Mundial no Cairo 11/11/2024 - 09:50
Estado apresentou e debateu sobre suas iniciativas e esforços no cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU.
A comitiva paranaense encerrou com sucesso sua participação no 12º Fórum Urbano Mundial (WUF12), realizado no Cairo, Egito. Durante o maior encontro global sobre sustentabilidade urbana, o Paraná falou sobre suas iniciativas e esforços no cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU, trocando experiências com diversos atores sociais e governamentais de todo o mundo.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Keli Guimarães, destacou que o Paraná está no caminho certo ao alinhar suas ações com as prioridades globais. Ela ressaltou que a coordenação de ações estaduais e municipais é essencial para atingir os objetivos da ONU, e que o Paraná está focado em proporcionar um estado digno para sua população, com inovações na gestão pública.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS - Durante o painel Global VLR Workshop under Voices from Cities, organizado pelas comitivas do Tajiquistão, país localizado na Ásia Central, e da Argentina, foram expostas ideias de várias cidades sobre desenvolvimento sustentável. O Paraná teve destaque na programação, por meio da palestra proferida pela assessora da presidência do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Adriana Domingos. Ela falou sobre os esforços técnicos para desenvolver ferramentas para melhorar a coordenação multissetorial e multinível.
A equipe também participou do painel “Da ação local ao impacto global”, organizado pela SGDES em conjunto com a Iniciativa Local2030 da ONU. Durante o painel, foi anunciado o “Projeto Mandala: Casa Civil Sustentável”, uma iniciativa para integrar os 17 ODS nas atividades internas da Casa Civil.
Outro painel que teve a participação de membros do Paraná foi “Cidades laboratório - unindo ações locais e globais para a transformação urbana digital inclusiva”. Neste momento, foi apresentado um sistema de ações de ciência e tecnologia e inovações para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Paraná.
Durante os cinco dias de evento, houve também troca de experiências com o Ministro das Cidades, Jader Filho, e com Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, chefe da Assessoria Internacional do Ministério. Reuniões bilaterais com o País Basco e países de língua portuguesa também fizeram parte da agenda, assim como encontros e reuniões técnicas com representantes governamentais.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL - O Paraná foi formalmente reconhecido como o primeiro Hub Local2030 do mundo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Este marco consolida a posição do estado como pioneiro na implementação da Agenda 2030 e destaca suas práticas inovadoras e resultados positivos.
Keli Guimarães, ao formalizar a parceria, expressou orgulho pelo reconhecimento internacional do trabalho árduo e do comprometimento do Paraná com a sustentabilidade e o desenvolvimento inclusivo.
A participação da comitiva paranaense no WUF12 reafirmou o compromisso do estado com a Agenda 2030 e destacou a importância de ações locais coordenadas para enfrentar desafios globais. “O reconhecimento como o primeiro Hub Local2030 do mundo abre novas perspectivas para parcerias e iniciativas globais focadas em desenvolvimento sustentável, consolidando o Paraná como referência em governança, sustentabilidade e inovação no cenário internacional”, finalizou Keli.
COMITIVA PARANAENSE - Fizeram parte da comitiva do Paraná no Egito para o WUF12, Keli Guimarães, Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES); Luciana Carla da Silva, Diretora de Gestão Técnica da Casa Civil; Vinicius Greco Pazza, Diretor de Gabinete da Presidência do TCE/PR; Adriana Domingos, assessora da Presidência do TCE-PR; Alice Azambuja, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Maria Eduarda Bortoni, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Filipe Braga Farhat, coordenador de Projetos Internacionais da SGDES; Camila Franciele de Oliveira, assessora da SGDES; Maria Paula Gali, secretária-executiva do COINTER; e Olivia Orquiza, professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).