Paraná fomenta debates sobre ODS na maior conferência de urbanização sustentável do mundo 06/11/2024 - 15:05
WUF12 chega ao terceiro dia e já se consolida como recorde de público. Ao todo, mais de 180 países enviaram representantes.
O Paraná segue participando da programação do 12º Fórum Urbano Mundial (WUF12), evento da ONU que reúne autoridades de diversos países até esta sexta-feira (8), na cidade do Cairo (Egito). O encontro promove debates e fomentar ações que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A experiência dos HUBs locais foi tema de debates e reuniões paralelas logo no início do terceiro dia do evento. No Paraná, essa iniciativa tem se destacado como uma plataforma colaborativa, promovendo soluções inovadoras para desafios locais. Durante o WUF12, essa abordagem foi apresentada aos demais participantes, gerando grande interesse e troca de conhecimentos.
Os representantes do Governo acompanharam também o painel Acelerador de Inovação Tecnológica das Nações Unidas para Cidades (UNITAC), ação que faz parte do programa "People-Centered Smart Cities" da UN-Habitat e cujo objetivo é acelerar a realização dos ODS, especialmente o ODS 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
A superintendente Keli Guimarães, da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), aproveitou o dia para trocar experiências com o Ministro das Cidades, Jader Filho, e com Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, chefe da Assessoria Internacional do Ministério. Reuniões bilaterais com o País Basco também fizeram parte da agenda.
GERAÇÃO Z- No painel Vozes Juvenis: Reimaginando Futuros Urbanos, Alice Azambuja, assessora de Projetos Internacionais da SGDES, foi convidada pelo Ministério da Juventude do Azerbaijão para participar. Ela destacou a mudança de prioridade no que diz respeito à relação da geração Z com o trabalho e os espaços urbanos.
“As cidades precisam de estar preparadas para lidar com a procura crescente dos jovens por um modo de vida mais sustentável, não apenas no sentido climático, mas também no que diz respeito à mobilidade urbana, aos horários de trabalho, ao trabalho remoto e a todas as mudanças sistêmicas que possam surgir com isso”, argumentou.
Com mais de 35 mil inscritos de 182 países, a edição da conferência já se consolidou como um recorde de participação. Somente a América Latina reúne mais de duas mil pessoas, incluindo representantes de governos nacionais, regionais e locais, líderes comunitários, urbanistas, empresas e organizações da sociedade civil.
WUF12 - A conferência retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia, em 2002. O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades.
O Fórum Urbano Mundial vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos. As sessões são realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e tem transmissão online gratuita.
COMITIVA PARANAENSE - Fazem parte da comitiva do Paraná que está no Egito para o WUF, Keli Guimarães, Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES); Luciana Carla da Silva, Diretora de Gestão Técnica da Casa Civil; Vinicius Greco Pazza, Diretor de Gabinete da Presidência do TCE/PR; Adriana Domingos, assessora da Presidência do TCE-PR; Alice Azambuja, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Maria Eduarda Bortoni, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Filipe Braga Farhat, coordenador de Projetos Internacionais da SGDES; Camila Franciele de Oliveira, assessora da SGDES; Maria Paula Gali, secretária-executiva do COINTER; e Olivia Orquiza, professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).