Paraná terá participação especial no 12º Fórum Urbano Mundial no Egito 29/10/2024 - 15:35
O Paraná terá participação de destaque no 12º Fórum Urbano Mundial (WUF12, na sigla em inglês), que será realizado no Cairo, Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro, sob o tema “Tudo começa em casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”. É um evento global que reúne especialistas, governos e cidadãos para discutir soluções aos desafios das cidades do futuro. O tema central destaca a importância de iniciativas locais na construção de um futuro urbano mais justo, inclusivo e resiliente.
O Paraná coorganiza um evento integrado ao fórum, denominado “Da ação local ao impacto global: percepções dos HUB Local2030", coordenado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), instituição vinculada à Casa Civil do Governo do Estado. Neste evento deverá ser oficializado o reconhecimento do Paraná no status de Hub (local que concentra e dissemina ideias) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa medida é uma iniciativa do Local 2030, plataforma e rede que apoia a implementação dos ODS no nível local ligada à ONU Habitat.
O Paraná faz parte do Local2030 desde 2018, sendo o único estado brasileiro com este reconhecimento e, também, o único país de língua portuguesa que participa da iniciativa. O Local 2030 apoia o desenvolvimento de ideias e compartilha ferramentas e abordagens para mobilizar, envolver e capacitar atores locais a fim de promover e alcançar os ODS. A iniciativa funciona como uma rede para reunir o sistema da ONU, atores locais e governos para o desenvolvimento de soluções aos ODS.
“O foco do Paraná Hub é dar suporte aos municípios na localização dos ODS nos próximos anos”, explica a superintendente da SGDES, Keli Guimarães. Para isso, segundo ela, foi desenvolvido o Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (POLIS). “Trata-se um programa inovador voltado à municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que beneficiará todos os municípios paranaenses com a intenção de promover boas práticas para serem aplicadas em outros lugares do Brasil e do mundo”, afirma Keli.
REUNIÃO - Como parte da participação do Paraná no 12º Fórum Urbano Mundial, a superintendente da SGDES, acompanhada de sua equipe e de representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), participou no dia 18 de outubro, de uma reunião com o embaixador Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades.
O encontro abriu a possibilidade de uma parceria do Estado com a União, uma vez que o Ministério das Cidades cita, nas suas divulgações, a Estratégia Paraná de Olho nos ODS. O órgão federal demonstra interesse nas ações da SGDES e seus parceiros para servirem de modelo de boas práticas e troca de experiências com outros estados.
Na pauta foram abordadas as oportunidades de cooperação técnica e reuniões bilaterais que ocorrerão no 12º Fórum Urbano Mundial e para os próximos meses, além de ações de sensibilização para os prefeitos eleitos referente ao desenvolvimento sustentável e a oferta de ferramentas de apoio para a implementação dos ODS nos municípios.
Os projetos apresentados na reunião que estão sendo aplicados e em desenvolvimento no Paraná, através da SGDES são o Prospera, de capacitação de lideranças locais para o desenvolvimento sustentável, em parceria com o TCE-PR, (em desenvolvimento); o Business Intelligence (BI), ferramenta que auxiliará o Estado e municípios na análise de dados para melhorar a tomada de decisões em relação aos ODS, (em desenvolvimento) e o Polis, uma inovação institucional que irá impactar positivamente diversas políticas públicas (em execução).
Também será apresentado o recente programa lançado pela Casa Civil do Paraná, o “Projeto Mandala: Casa Civil Sustentável”, será um dos exemplos apresentados no Fórum. Criado pela Diretoria de Gestão Técnica (DGT), o projeto visa a implementação de um Plano Interno de Sustentabilidade, organizado conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O plano integra ações sustentáveis já existentes na estrutura do Governo e visa criar novas iniciativas que serão monitoradas anualmente. Luciana Carla da Silva, diretora de Gestão Técnica e Assuntos Interfederativos, enfatizou que a proposta foi estruturada com base nos 17 ODS, com cada ação vinculada a um objetivo específico. “As atividades terão uma descrição detalhada de suas metas e impactos, e uma equipe será responsável por seu desenvolvimento e execução. O progresso será monitorado anualmente para assegurar que as metas sejam cumpridas de forma efetiva e sustentável”.
O FÓRUM – O foco do Fórum Mundial Global é a ideia de que a construção de cidades sustentáveis não seja apenas responsabilidade de governos e grandes empresas. Todos os setores da sociedade possuem um papel importante a desempenhar. Mudanças, mesmo que pequenas, no nosso dia a dia podem impactar significativamente no futuro das cidades.
AGENDA 2030 – Firmada por 193 chefes de Estado e de Governo durante a Assembleia Geral da ONU em 2015, a Agenda 2030 resultou em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que englobam 150 metas, definidas como aplicáveis ao Estado do Paraná, que devem ser alcançados até o ano projetado. O tema é tratado no relatório “Aplicabilidade das Metas ODS ao Paraná”.