Projeto Mandala é apresentado em Fórum Urbano Mundial da ONU 07/11/2024 - 16:11
Governo do Estado mostrou ao mundo ação que visa fomentar o desenvolvimento sustentável dentro da Casa Civil para um futuro ainda mais sustentável.
Nesta quinta-feira (7), quarto dia do maior evento sobre o futuro das cidades que acontece no Cairo (Egito), o Paraná foi protagonista no painel “De ações locais ao impacto Global - Insights dos Hubs Local2030”. O “Projeto Mandala: Casa Civil Sustentável” foi apresentado no Fórum Urbano Mundial (WUF12) para um grupo de cerca de 70 pessoas.
Keli Guimarães, Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), realizou a abertura oficial do painel, agradecendo à organização do evento pela oportunidade e declarando que o intercâmbio de conhecimento é valorizado e estimulado pelo Governo do Paraná. “É importante destacar o papel da agenda 2030 como uma linguagem comum entre nós. Ela cria uma base sólida para essa troca de experiências e aprendizagem”, falou.
Luciana Carla da Silva, diretora de Gestão Técnica e Assuntos Interfederativos (DGT) da Casa Civil, ao iniciar a apresentação do Mandala, falou que o projeto é uma contribuição direta para o fortalecimento do papel do Paraná nas ações de sustentabilidade e na aceleração do cumprimento da Agenda 2030 da ONU.
“O projeto nasceu da necessidade de integrar nas atividades internas da Casa Civil os 17 ODS e, ao mesmo tempo, criar novas práticas que possam servir de exemplo para outras instituições, tanto no Brasil quanto no cenário internacional”, disse Luciana.
Ela ainda destacou que cada ação estará diretamente vinculada a um ODS. “Isso vai permitir atingir as metas, mas também monitorar de forma contínua o empate e o progresso de nossas iniciativas. Nossa proposta é ajustar todas as ações sustentáveis que já estão em andamento e desenvolver novos projetos, que sejam inovadores e transformadores”, explicou.
MANDALA - O projeto foi criado pela DGT e lançado pela Casa Civil do Governo em outubro, para implementar um Plano Interno de Sustentabilidade. As atividades terão uma descrição detalhada de suas metas e impactos, e uma equipe será responsável por seu desenvolvimento e execução. O projeto quer aumentar a absorção da Agenda 2030 no estado e fomentar o crescimento do desenvolvimento sustentável dentro da Casa Civil, reafirmando o compromisso do Paraná com um futuro mais verde e equilibrado.
O Estado já adaptou 150 metas da Agenda à sua realidade local por meio da metodologia “Metas ODS no Paraná”, alinhando o planejamento governamental às metas globais da ONU.
PARCERIA - Visando apoiar o Governo do Estado do Paraná no desenvolvimento de projetos prioritários, com foco na Agenda 2030 e seus ODS, por meio de articulação de parcerias, a SGDES tem assumido o protagonismo diante do tema.
Sobre isso, Keli Guimarães disse que o Mandala é um importante passo para o futuro sustentável do estado. “O alinhamento de ações internas aos ODS da Agenda 2030 nos ajuda a cumprir as metas globais, mas também fortalece o papel do Paraná como protagonista nesse processo”, acrescentou.
A agenda da comitiva paranaense ainda incluiu uma reunião entre os representantes brasileiros e o ministro das Cidades, Jader Filho. A agenda serviu para que esclarecimentos a respeito das ações do ministério e os programas no Brasil voltados ao desenvolvimento sustentável.
WUF12 - A conferência retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia, em 2002. O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e co-organizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades.
O Fórum Urbano Mundial vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos. As sessões são realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e tem transmissão online gratuita.
COMITIVA PARANAENSE - Fazem parte da comitiva do Paraná que está no Egito para o WUF, Keli Guimarães, Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES); Luciana Carla da Silva, Diretora de Gestão Técnica da Casa Civil; Vinicius Greco Pazza, Diretor de Gabinete da Presidência do TCE/PR; Adriana Domingos, assessora da Presidência do TCE-PR; Alice Azambuja, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Maria Eduarda Bortoni, assessora de Projetos Internacionais da SGDES; Filipe Braga Farhat, coordenador de Projetos Internacionais da SGDES; Camila Franciele de Oliveira, assessora da SGDES; Maria Paula Gali, secretária-executiva do COINTER; e Olivia Orquiza, professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).